quarta-feira, 13 de maio de 2015

Órgãos Análogos e Homólogos

Órgãos análogos e homólogos são estruturas visíveis em vários organismos. Com a evolução, os organismos foram se adaptando e esses órgãos sofreram mudanças de acordo com as necessidades dos organismos. 
Órgãos análogos são órgãos que têm a mesma função em diferentes tipos de seres vivos, mas que possuem origem embrionária e estruturas diferentes. Na figura abaixo podemos observar exemplos de animais que possuem órgãos análogos. Espinhos nos cactos e nas eufórbias; asas nos insetos e nas aves; corpo alongado nas cobras e lampreias; nadadeiras em tubarões e golfinhos; e patas posteriores nos sapos e gafanhotos. Todos são exemplos de órgãos que possuem a mesma função, porém, como dito antes, com estruturas e origens diferentes.
 Exemplos de animais que apresentam órgãos análogos.
Órgãos homólogos são órgãos que têm origem embrionária semelhante, porém podem ou não desempenhar as mesmas funções. Isso nos leva a crer que diferentes seres vivos tiveram um ancestral comum, que, conforme evoluía, originou novas espécies, desenvolvendo e adaptando os órgãos de acordo com suas necessidades. Por exemplo: braço humano, asas de morcego, nadadeiras anteriores de um golfinho
.Exemplos de estruturas homólogas

Nenhum comentário:

Postar um comentário