sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Reino Fungi

Os fungos são popularmente conhecidos por bolores, mofos, fermentos, levedos, orelhas-de-pau, trufas e cogumelos-de-chapéu (champignon). É um grupo bastante numeroso, formado por cerca de 200.000 espécies espalhadas por praticamente qualquer tipo de ambiente.
Ecológica
Os fungos apresentam grande variedade de modos de vida. Podem viver como saprófagos, quando obtêm seus alimentos decompondo organismos mortos; como parasitas, quando se alimentam de substâncias que retiram dos organismos vivos nos quais se instalam, prejudicando-o ou podendo estabelecer associações mutualísticas com outros organismos, em que ambos se beneficiam. Além desses modos mais comuns de vida, existem alguns grupos de fungos considerados predadores que capturam pequenos animais e deles se alimentam.
Em todos os casos mencionados, os fungos liberam enzimas digestivas para fora de seus corpos. Essas enzimas atuam imediatamente no meio orgânico no qual eles se instalam, degradando-o à moléculas simples, que são absorvidas pelo fungo como uma solução aquosa.
Econômica
Muito fungos são aeróbios, isto é, realizam a respiração, mas alguns são anaeróbios e realizam afermentação.Destes últimos, alguns são utilizados no processo defabricação de bebidas alcoólicas, como a cerveja e o vinho, e no processo de preparação do pão. 

Estrutura

Os fungos são compostos por Hifas, que são filamentos de células que formam uma rede, chamada de micélio. Este, se extende até o alimento, e realiza a absorção de seus nutrientes (veja "Alimentação").

Reprodução

Os fungos terrestres podem se reproduzir sexuada e assexuadamente.

Reprodução Assexuada

Penicillium, um tipo de fungo terrestre, gere através da mitose, células chamadas conidiósporos, que são jogadas no ambiente. Cada uma dessas células poderá gerar um novo ser, dependendo do local onde cair (como um pão, ou frutas).

Reprodução Sexuada

Um ótimo exemplo de fungo que se reproduz sexuadamente é o champignon, muito utilizada naculinária de alguns países. Ele é um cogumelo (corpo de frutificação) que produz esporângios com formato de raquete de tênis, que se chamam basídios. Dentro de cada basídio ocorre uma meiose, originando quatro células, chamadas de basidiósporos. Eles são liberados no ambiente através do brotamento, a partir do basídio. Os basidiósporos irão se desenvolver em local apropriado, feito pelo criador de champignons. Ele também irá organizar um micélio haplóide. A junção de hifas haplóides origina um micélio diplóide. Este, irá crescer e se tornar um cogumelo, completando o ciclo.

Benefícios e malefícios causados pelos fungos

Em sua maioria, esses seres são saprofágicos, ou seja, alimentam-se por meio da decomposição de cadáveres. Dessa forma, são responsáveis pela degradação da matéria orgânica, reciclando nutrientes, sendo importantes para a ecologia, uma vez que a matéria orgânica que existe em organismos mortos acaba sendo devolvida ao meio ambiente e utilizada por outros organismos. No entanto, apesar desse benefício, os fungos são responsáveis também pelo apodrecimento de tecidos, de madeira e de alimentos, além de provocar doenças em plantas e animais.
Os Filos em que podem ser classificados são Ascomycetes, Phycomycetes, Basidiomycetes e Deuteromycetes.
  • Ascomycetes: também conhecidos como ascomicetos, os fungos desse Filo possuem processo de reprodução sexuada, formando sacos – cientificamente chamados de ascos, origem de seu nome – que posteriormente transformam-se em esporos;
  • Phycomycetes: os ficomicetos são os fungos mais simples, parecidos com as algas. Possuem esporos dotados de flagelos;
  • Basidiomycetes: popularmente conhecidos como basidiomicetes, fungos que pertencem à esse Filo formam estruturas de reprodução chamadas de basídios. A base dessas estruturas fica fixa ao corpo de frutificação, também chamado de eixo de sustentação, e fica com as extremidades livres. Dessa forma, formam-se os basidiósporos, onde ficam alojados os esporos. Pode-se usar os cogumelos como exemplo de fungos pertencentes à esse Filo;
  • Deuteromycetes: também conhecidos como deuteromicetes ou ainda fungos imperfeitos, os fungos desse Filo contam com estrutura reprodutora pouco detalhada e conhecida. A maioria dos fungos pertencentes à esse Filo são parasitas causadores de doenças em pessoas e animais.
Reino Fungi

Nenhum comentário:

Postar um comentário